SOROCABA 2004

por Pedro Vaz Pereira, Presidente da FPF

 

 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11  
(Página 1 de um total de 11)
 

 

A Federação Internacional de Filatelia foi fundada no ano de 1928. Tinha como objectivo agrupar todas as Federações Nacionais dos países onde existia já uma filatelia organizada.

Em Portugal, Ilhas Adjacentes e Colónias já existiam alguns clubes filatélicos devidamente estruturados, donde se destacava o Clube Filatélico de Portugal.

Em 1949 o Clube Filatélico de Portugal, então sediado na Avenida Almirante Reis 70-3º andar direito, solicitou à Federação Internacional de Filatelia a sua adesão aquela organização internacional, em representação de Portugal.

Aceite esta filiação, passou o Clube Filatélico de Portugal a representar o nosso país na filatelia internacional , tendo-lhe cabido organizar a grande exposição internacional LISBOA-1953, comemorativa dos 100 anos da emissão do 1º Selo Postal Português.

Igualmente coube ao nosso país a organização do Congresso da Federação Internacional de Filatelia, que se veio a realizar em Portugal nos dias 1, 2 e 3 de Outubro de 1953. 

Neste Congresso participaram 14 Federações Nacionais e fizeram-se representar 4 países.

Durante este Congresso foi abordada a necessidade de em Portugal ser constituída uma Federação Nacional , tendo o Presidente FIP de então Émile Friederich expressado aos dirigentes portugueses a sua vontade para que tal acontecesse.

Nessa altura os dirigentes portugueses assumiram o compromisso da constituição de uma Federação Nacional que agrupasse os clubes portugueses e representasse Portugal no seio da Federação Internacional de Filatelia.

A 18 de Junho de 1954 nascia a Federação Portuguesa de Filatelia, que nestes 50 anos consolidou o seu trabalho e a sua presença a nível nacional e internacional, hoje reconhecida por todos como uma estrutura fundamental na organização filatélica.

O resto da história podem os meus caríssimos leitores ler nas páginas que aqui se reproduzem do Boletim do Clube Filatélico de Portugal.

 

 

 

 Autorização do Governo Civil para a Federação Portuguesa de Filatelia realizar no dia 21 de Abril de 1954 uma Assembleia Geral.

Os tempos eram bem diferentes. Era necessário pedir uma autorização ao Governo Civil para a realização de assembleias e esta solicitada pela FPF teria que começar às 21h 30m e terminar às 0 horas.

HOME

TOP